sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Aulão de Português Preparatório para Concurso Público
PROVA DE PORTUGUÊS CONCURSO DA ADEAL - COPEVE
As questões 01 e 02 referem-se ao texto seguinte.
“Na rua, Rubião encontrou Sofia com uma senhora idosa e outra moça. Não teve olhos para ver bem as feições destas; todo ele foi pouco para Sofia. Falaram-se acanhadamente, dois minutos apenas e seguiram o seu caminho. Rubião parou adiante, e olhou para trás; mas as
três senhoras iam andando sem voltar a cabeça. Depois do jantar, falou consigo: – “Irei lá hoje?” Reflexionou muito sem adiantar nada. Ora que sim, ora que não. Achara-lhe um modo esquisito; mas lembrava-se de que sorriu, – pouco, mas sorriu. Pôs o caso à sorte: se o
primeiro carro que passasse viesse da direita, iria; se viesse da esquerda, não. E deixou-se estar na sala no “pouf” central, olhando. Veio logo um tílburi da esquerda.
Estava dito; não ia a Santa Teresa. Mas aqui a consciência reagiu; queria os próprios termos da proposta: um carro. Tílburi não era carro. Devia ser o que vulgarmente se chama carro, uma caleça inteira ou meia, ou ainda uma vitória. Daí a pouco vieram chegando da direita muitas caleças, que voltavam de um enterro. Foi.” (Machado de Assis)
Vocabulário auxiliar
caleça: carruagem de quatro rodas e dois assentos, puxada por uma parelha de cavalos.
tílburi: carro de duas rodas e dois assentos, sem boléia, com capota, e tirado por um só animal.
01. Dadas as proposições,
I. A personagem Rubião apresenta um sentimento de perseverança.
II. De acordo com o contexto, a expressão “deixou-se estar” denota expectativa.
III. O tema do fragmento pode ser mais bem expressado em “Pôs o caso à sorte”.
IV. O último período do texto apresenta uma característica própria da linguagem científica: a concisão pode-se dizer que
A) apenas duas estão incorretas.
B) três estão incorretas.
C) apenas duas estão corretas.
D) três estão corretas.
E) todas estão corretas.
02. Entre as orações que formam o período “se o primeiro [...] da esquerda, não”, encontram-se
*A) três orações subordinadas, sendo uma delas principal em relação às outras duas.
B) três orações subordinadas, sendo uma delas subordinada à outra.
C) apenas duas orações subordinadas, sendo uma delas principal em relação à outra.
D) três orações subordinadas coordenadas entre si.
E) apenas duas orações subordinadas coordenadas entre si.
03. Assinale a opção bem redigida, considerando a norma padrão da língua portuguesa.
A) Os argumentos, dos mais tradicionais, ou conservadores, não se justificam. Primeiro, porque o acordo ortográfico é extremamente flexível com as questões etmológicas e
culturais e, segundo, porque admite-se a dupla grafia em muitos casos.
B) Os argumentos, dos mais tradicionais ou conservadores, não se justifica, primeiro, porque o acordo ortográfico é extremamente flexível, com as questões etimológicas e culturais, e, segundo, porque se admite a dupla grafia em muitos casos.
C) Os argumentos, dos mais tradicionais, ou conservadores, não se justificam. Primeiro, porque o acordo ortográfico é extremamente flexível com as questões etimológicas e culturais e, segundo, porque se admite a dupla grafia em muitos casos.
*D) Os argumentos dos mais tradicionais ou conservadores não se justificam; primeiro, porque o acordo ortográfico é extremamente flexível com as questões etimológicas e culturais e, segundo, porque admite-se a dupla grafia em muitos casos.
E) Os argumentos, dos mais tradicionais ou conservadores, não se justifica. Primeiro, porque, o acordo ortográfico é extremamente flexível, com as questões etmológicas e culturais; e, segundo, porque se admite a dupla grafia em muitos casos.
04. Dadas as assertivas quanto ao acento indicativo da crase,
I. Em “E reconciliado com o Brito, confessei a mim mesmo que ele tinha bom coração e provavelmente não reincidiria”, o a não deve receber o acento indicador de crase, por estar antes de pronome pessoal.
II. Em “Ao passar pelo colégio, ela lembrou as suas terças-feiras, com a delicada simplicidade dum dever”, é facultativo o uso do acento grave, por estar o a antes de
pronome demonstrativo.
III. Em “Guilhermina preferia o dinheiro aquele jogo sem criatividade”, o a não deve receber o acento grave, por ser um pronome demonstrativo masculino.
IV. Em “Mas a fama, a glória, a qual sacrificaste a juventude, não a alcançarás nunca!”, o a deve receber o acento indicativo da crase, porque o pronome relativo a qual refere-se a substantivo feminino. verifica-se que
A) há duas corretas.
B) há três corretas.
C) todas são corretas.
D) há apenas uma errada.
E) há três erradas.
05. Assinale a opção incorreta quanto ao emprego de onde e aonde.
A) “Em Israel, onde a praga atacou pela primeira vez, as abelhas-operárias tombavam à beira da colméia.”
*B) “Tenho uma estante repleta de livros sobre lugares aonde nunca fui.”
C) “O Brasil é o único lugar onde os passageiros batem palmas quando os aviões aterrissam.”
D) “Artistas colam ilustrações de personalidades nas ruas para levar a arte a onde o povo está.”
E) “A radiação vinda do sol atravessa a atmosfera terrestre chegando à superfície aonde parte é absorvida e parte se reflete.”
Comentário: ONDE =LUGAR FÍSICO
AONDE=PARA ONDE
06. “Tropa de Elite não rompe só com a tradição nacional de narrar uma história do ponto de vista do bandido: rompe com a visão pia e romantizada do criminoso.” (Veja, 17 out. 2007)
Considerando as proposições seguintes sobre o fragmento acima,
I. O fragmento apresenta um tom dramático e metafórico.
II. Há utilização da linguagem conotativa.
III. Predomina no texto a função referencial.
IV. Por meio da função conativa, o autor busca persuadir o leitor.
observamos que
*A) todas as proposições são verdadeiras.
B) as proposições I, II e III são verdadeiras.
C) as proposições II e III são verdadeiras.
D) apenas a proposição I é verdadeira.
E) apenas a proposição III é verdadeira.
07. Indique a alínea que apresenta corretamente a transformação da voz ativa em passiva.
(NULA)
A) “A comissão de formatura estava fixando a data da colação de grau”.
A data da colação de grau estava sendo fixada pela comissão de formatura.
B) “[...] conforme a imaginei nos meus sonhos de criança [...]” “[...] conforme ela foi imaginada por mim nos meus sonhos de criança [...]”
C) "Os investigadores teriam questionado os depoimentos das testemunhas".
Os depoimentos das testemunhas estavam sendo questionados pelos investigadores.
D) “Realizarão neste final de semestre a exposição dos achados arqueológicos.
Realizar-se-á a exposição dos achados arqueológicos neste final de semestre.
E) "Teriam localizado tropas inimigas, sitiando a cidade." Ter-se-iam localizado tropas inimigas, sitiando a cidade.
08. Quanto a aspectos gramaticais, observados nas alíneas abaixo, marque a afirmativa correta.
A) O verbo aspirar em “[...] ele não pode aspirar à legítima obediência civil ou armada”, apresenta a mesma regência empregada em “Os operários da fábrica aspiram um ar de
péssima qualidade”.
*B) Em “Acreditemos ou não nos dogmas [...]”, se substituirmos a palavra em negrito pelo verbo crer, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, teremos: Creiam.
C) Em [...] os poderosos precisam apresentar-se ao povo [...], empregou-se a ênclise de infinitivo, por ser a única opção admissível.
D) Nos períodos “Como não restassem trabalhadores a recrutar, na região, exigia-se de todos um esforço maior” e “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja”, a conjunção em negrito possui o mesmo valor semântico.
E) Em “os poderosos precisam apresentar-se ao povo como pessoas confiáveis e sérias. No Executivo, no Parlamento e, sobretudo, no Judiciário, esta é a raiz do poder legítimo”, o pronome demonstrativo foi empregado para retomar a um termo imediatamente anterior.
09. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do período, na seqüência.
O administrador da empresa estava _____ hesitante quanto_____ enviar _____ faturas _____ _____ notas fiscais e se meia folha seria suficiente para enumerar os dados.
A) meia; à; as; anexo; às
B) meia; à; as; anexas; as
C) meio; a; às; anexo; às
D) meia; a; às; anexo; as
E) meio; a; as; anexas; às
10. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do período abaixo.
__________ dentre vós podeis sinceramente __________ os desatinos que pratica __________ circunstância, em que perde a razão de viver.
A) Quais / censurar-lhe / nesta
*B) Qual / censurá-lo / naquela
C) Quais / censurar–lhe / naquela
D) Qual / censurá-lo / nessa
E) Qual / censurar-lhe / naquela
PROVA DE PORTUGUÊS DA ALGÁS - COPEVE
AS QUESTÕES DE 1 A 3 REFEREM-SE AO TEXTO ABAIXO.
Há um ódio barato vigente em nossa cultura. E ele é programado quando se dirige aos pobres, aos tachados de loucos, às prostitutas, aos travestis, aos grupos de adolescentes
que se vestem de modo inusitado ou pertencem a uma tribo que não a das roupas de marcas sempre aceitas. Ódio barato porque é fácil de sentir e dirigir-se a quem é marcado como descartável pelo sistema econômico (TIBURI, Márcia. Cult, ano 15, abril 2012, p. 41).
1. A opinião que a autora expressa no texto acima tem como argumento principal:
A) Há uma cultura da tolerância aos diferentes e aos que se dissociam da normalidade ideológica.
B) A indiferença configura um ódio barato às camadas sociais desfavorecidas.
C) A nossa cultura institui um ódio barato aos que, deslocados de um perfil aceitável, são vistos como estranhos e diferentes.
D) Há um ódio barato às estruturas sociais excludentes, marcadas pela cultura capitalista da descartabilidade.
E) Os indivíduos marcados por valores inusitados instituem formas alternativas de convivência. Dessa forma, desenvolvem um ódio barato dirigido aos diferentes.
2. Quando a autora afirma “aos tachados de loucos”, quer dizer:
A) Todos os estranhos são considerados loucos.
B) Apenas os naturalmente loucos são vistos como diferentes.
C) Alguns enlouquecem porque são estranhos.
*D) Todos os diferentes são loucos.
E) Alguns diferentes são chamados de loucos.
3. A que ideia remete-se o fragmento do texto “aos grupos de adolescentes que se vestem de modo inusitado”?
*A) Há adolescentes diferentes que se vestem de forma circunstancial.
B) Há grupos de adolescentes que se portam de forma cáustica diante da sociedade.
C) Os grupos de adolescentes estranhos usam roupas matizadas.
D) Alguns grupos de adolescentes se vestem de forma insólita.
E) Há grupos de adolescentes que se vestem de forma configurável aos olhos da sociedade.
AS QUESTÕES DE 4 A 6 REFEREM-SE AO TEXTO ABAIXO.
Sustentabilidade significa criar alicerces econômicos, sociais e ambientais duradouros, que possam ser usufruídos de forma justa e igualitária por todas as gerações atuais e futuras,
de qualquer classe social, credo ou cultura. Já a sociedade sustentável é aquela que é autônoma e democrática na busca por um futuro comum que garanta qualidade de vida e bem estar a todas as formas de vida, sem diminuir as possibilidades de usufruto das gerações vindouras (www.euescrevo.com.br).
4. Qual das afirmações abaixo não constitui um objetivo da sustentabilidade?
A) Consideradas as especificidades, o usufruto deve ser um valor compartilhável por todos.
B) Delimitar o conjunto de valores que possa ser usufruído sem transcender a abrangência temporal.
C) Estabelecer uma base econômica, social e ambiental duradoura.
*D) Provocar na sociedade uma intenção autônoma e democrática para a consecução de seu perfil igualitário.
E) Garantir que seus valores e resultados possam ser compartilhados de forma justa e igualitária.
5. A afirmação “Já a sociedade sustentável é aquela que é autônoma e democrática na busca por um futuro comum”
A) constitui um ponto de vista deslocado da ideia central do texto.
*B) é uma premissa que se opõe ao argumento inicial.
C) é o conceito de sustentabilidade, prescrito no início do texto.
D) expressa uma negação à estrutura semântica do texto.
E) proporciona um suplemento expressivo ao argumento inicial do texto.
6. A que ideia remete-se o fragmento do texto “sem diminuir as possibilidades de usufruto das gerações vindouras”?
A) As benesses serão suprimidas das gerações vindouras.
B) Sem limitar às gerações futuras as possibilidades de fruição.
C) As gerações futuras alheiam-se diante das possibilidades de colher os frutos.
D) Limitam-se para as gerações vindouras as possibilidades de desfrute.
E) Sem proporcionar às gerações vindouras a fruição.
AS QUESTÕES 7 e 8 REFEREM-SE AO TEXTO ABAIXO.
INVEROSSIMILHANÇA:
Michaelis inverossimilhança • sf (in+verossimilhança) Falta de verossimilhança; improbabilidade. Coisa inverossímil. Houaiss inverossimilhança • substantivo feminino caráter de inverossimilhante, condição do que não parece verdadeiro ou provável; falta de verossimilhança Michaelis inverosimilhança • sf (in+verosimilhança)
Inverossimilhança.
7. Como se pode ver, trata-se aí de fragmentos de informações dicionarizadas da palavra “inverossimilhança”. Segundo esses significados, o inverossímil
A) é algo impossível de acontecer.
B) é aquilo que pode ser comprovado como verdadeiro.
C) é um fenômeno da irrealidade que se estabelece como imagem ilusória.
D) é tudo que se encontra em consonância com as imagens da realidade.
E) é tudo que não suscita probabilidade.
8. Qual a função da linguagem predominante no texto?
A) Poética
B) Fática
C) Conativa
D) Metalinguística
E) Referencial
AS QUESTÕES 09 e 10 REFEREM-SE AO TEXTO ABAIXO.
[...]
Vai e diz
Diz assim:
Como sou
Infeliz
No meu descaminho
Diz que estou sozinho
E sem saber de mim (Vinícius de Moraes)
9. No verso “Diz que estou sozinho”, a 2ª oração apresenta caráter sintático de
A) complemento verbal.
B) complemento nominal.
C) um termo acessório.
D) aposto.
E) sujeito.
10. O “que” em “que estou sozinho” classifica-se como
A) pronome demonstrativo.
B) preposição.
*C) conjunção subordinativa integrante.
D) conjunção subordinativa causal.
E) pronome relativo.
PROVA DE PORTUGUÊS CONCURSO ALGÁS - COPEVE
“Na Antiguidade – salvo no Baixo Império Romano – a vida econômica não se desenvolvia em grande escala. A economia antiga foi geralmente uma economia restrita, principalmente familiar e local. Em tal ambiente os problemas de economia política (nacional, imperial, mundial) não se colocavam em primeiro plano. Por outro lado, os escritores da Antiguidade não pertenciam, comumente, ao mundo dos produtores e dos negociantes; as preocupações econômicas não eram para eles primordiais. Talvez os problemas da vida material lhes parecessem indignos para serem discutidos e comentados.”
1. Dadas as proposições seguintes sobre o texto,
I. A produção literária daquela época não abordava as questões econômicas.
II. Pode-se inferir, por meio das expressões “em grande escala” e “economia restrita”, que a vida econômica, na Antiguidade, ora se desenvolvia em maior escala, ora em menor escala.V
III. No ambiente familiar e local, a economia política se projetava sempre em plano secundário.V
IV. No texto, há a afirmação de que os escritores da Antiguidade consideravam a economia política um assunto desprezível para ser abordado em seus escritos.
verifica-se que estão verdadeiras
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II, III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, II e III.
2. Os travessões na linha 1 foram empregados para
A) indicar mudança de interlocutor.
B) separar uma oração intercalada.
C) lançar uma insinuação.
D) indicar a transcrição de um texto.
E) indicar um esclarecimento.
3. Qual o sinal de pontuação adequado para ocupar o espaço entre parênteses no período abaixo?
“O sotaque neutro dos noticiários é, em verdade, um misto do sotaque carioca com o paulista ( ) o nordestinês e o caipirês das novelas, uma pasteurização provocada por dificuldades de
produção.”
A) Ponto final
B) Ponto e vírgula
C) Travessão
D) Vírgula
E) Reticências
4. Dados os períodos seguintes, quanto às regências verbal e nominal,
I. “A foto de Anna Bella em posição igual à da musa de Da Vinci tem como fundo uma favela do Rio de Janeiro.”
II. “A Recicloteca da escola incentiva a transformação de embalagens em brinquedos que serão doados à comunidade.”
III. “Foi há 45 anos, no mês de julho, que a banda inglesa Rolling Stones chegou às paradas e, a partir daí, não mais as abandonou.”
IV. “O trabalho mecânico é cada vez mais relegado às máquinas.”
verifica-se que
A) todos estão corretos.
B) estão corretos I e II, apenas.
C) estão corretos I, II e III, apenas.
D) estão corretos III e IV, apenas.
E) estão corretos II e IV, apenas.
5. Dadas as afirmações abaixo com relação aos vocábulos destacados no fragmento “Pensei que achassem que nessa altura a gente ficasse inexoravelmente inválido e... invalidado”,
I. Ao empregar o vocábulo “inválido”, a característica atribuída ao ser parece natural, inerente.
II. Com o vocábulo “invalidado”, que denota uma voz passiva, a característica ao ser parece ter sido dada, gerada ou causada por outrem.
III. Ao empregar o particípio “invalidado”, a autora pretende enfatizar que a sociedade “invalida” o idoso, colocando-o de lado, menosprezando-o.
IV. A autora enfatiza que o cidadão não é invalidado por ser idoso, mas pelo fato de a sociedade o “invalidar”. verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, II, III e IV.
B) I, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) II e III, apenas.
*E) I, II e III, apenas.
6. Nas palavras “aguardente” e “pernalta”, ocorre um processo de estrutura e formação de palavra denominado
A) derivação sufixal.
B) derivação imprópria.
C) composição por justaposição.
D) derivação parassintética.
E) composição por aglutinação.
7. Assinale a opção que apresenta todas as palavras grafadas corretamente.
A) Espectativa, eresia, canjica, xadrez.
B) Pajem, enchumaçado, mausoléu, heureca.
C) Finalizar, enxada, ajiota, tenção.
D) Catalize, repreensão, canzarrão, caxumba.
E) Alfanje, inexorável, cincunflexo, xuxu.
8. Nas orações: a) Manuel e Pedro machucaram-se (a si mesmos); b) Manuel e Pedro machucaram-se (um ao outro), o pronome se expressa nas orações dadas:
A) Em (a) o -se expressa uma ação reflexiva; em (b) o -se marca expressamente uma ação recíproca.
B) Em (a) o -se expressa uma ação comutativa; em (b) o -se marca expressamente uma ação reflexiva.
C) Em (a) o -se expressa uma ação injuntiva; em (b) o -se marca uma ação disjuntiva.
D) Em (a) o -se expressa uma ação recíproca; em (b) o -se marca expressamente uma ação reflexiva .
E) Em (a) o -se expressa uma referência disjunta em relação ao sujeito composto; em (b) o -se marca expressamente uma ação injuntiva.
9. Na frase: “Os participantes do campeonato reinvidicamos um melhor tratamento por parte da comissão organizadora.”, a estratégia de concordância verbal é considerada pela
norma-padrão
A) errada, pois não concorda com a pessoa gramatical do sujeito da frase.
B) adequada, pois o sujeito da frase é composto.
C) errada, pois se trata de uma expressão partitiva e, por isso, a concordância deveria ser dada entre o elemento que expande o núcleo do sujeito.
D) adequada, pois existem regras especiais evolvendo sujeitos simples que podem realizar o verbo tanto no plural quanto no singular.
E) adequada, pois se trata de uma concordância ideológica em que ocorre silepse de pessoa.
10. Na oração “A teimosia do João tornou a discussão impossível.”, o termo grifado exerce a função sintática de
A) predicativo do sujeito.
B) adjunto adverbial de fim.
C) objeto direto.
D) predicativo do objeto.
E) objeto pleonástico.
Comentário: Tornou é verbo de ligação, então o complemento é um predicativo, neste caso refere-se ao objeto. Tornou o que? A discussão impossível.
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