GESTÃO DE ESTOQUES
"Administrar materiais é ter
os materiais necessários, na quantidade, local e tempo certos, à disposição dos
órgãos de produção da empresa."
A Organização, ou o
Sistema-Empresa, é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e
recursos visando ao alcance dos objetivos estabelecidos.
A Administração de Matérias é um
sub-sistema do Sistema-Empresa. Seu enfoque fundamental é determinar o quê,
quanto e como adquirir ao menor custo - desde o momento de sua concepção até
seu consumo final - para repor o estoque.
OBJETIVO DA GESTÃO DE ESTOQUES
A função do controle de estoques
é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas não realizadas,
ajudando no ajuste do planejamento da produção.
A administração do controle de estoques deve minimizar o
capital total investido em estoques, pois ele é caro e aumenta continuamente,
uma vez que o custo financeiro também se eleva. Uma empresa não poderá
trabalhar sem estoque, pois sua função amortecedora entre vários estágios de
produção vai até a venda final do produto.
O estoque do produto acabado,
matéria-prima e material em processo não serão vistos como independentes. Todas
as decisões tomadas sobre um dos tipos de estoque, influenciarão os outros
tipos. Às vezes acabam se esquecendo dessa regra nas estruturas de organização
mais tradicionais e conservadoras.
Somente algumas matérias-primas
têm a vantagem de estocar, em razão da influência da entrega do fornecedor.
Outras matérias-primas especiais, o fornecedor precisa de vários dias para
produzi-la.
O controle de estoques tem também
o objetivo de planejar, controlar e replanejar o material armazenado na
empresa.
Quanto maior é o investimento, também
maior é a capacidade e a responsabilidade de cada setor da empresa.
O controle de estoques é de suma
importância para a empresa, sendo que controla-se os desperdícios, desvios,
apura-se valores para fins de análise, bem como apura o demasiado investimento,
o qual prejudica o capital de giro.
Os objetivos dos departamentos de
compras, de produção, de vendas e financeiro, deverão ser conciliados pela
administração de controle de estoques, sem prejudicar a operacionalidade da
empresa. A responsabilidade da divisão de estoques já é antiga: os materiais
caem sobre o almoxarife, que zela pelas reposições necessárias.
Na administração moderna, a
responsabilidade dos estoques fica sob uma única pessoa. Os departamentos
tradicionais ficam livres desta responsabilidade e podem dedicar-se à sua
função primária.
Atingir
o equilíbrio ideal entre estoque e consumo é meta primordial, portanto deve
existir uma integração das atividades como, compras, recepção e estocagem
desses materiais, com o Sistema de Abastecimento, que, juntamente com outros
componentes do Sistema, necessitam de uma coordenação específica, de forma a
permitir a racionalização de sua manipulação. Logo, a Administração de
materiais tem como finalidade gerir e coordenar esse aglomerado de atividades,
insumos materiais e estabelecer normas, critérios e rotinas operacionais de
modo que tudo funcione regularmente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Minimizar o investimento em estoques;
·
Prever necessidades e disponibilidades de
materiais, assim como as condições de mercado;
·
Manter contato permanente com fornecedores,
tanto atuais como em potencial, verificando preços, qualidade e outros fatores
que tenham influência no material e nas condições de fornecimento;
·
Pesquisar continuamente novos materiais, novas
técnicas administrativas, novos equipamentos e novos fornecedores;
·
Padronizar materiais, embalagens e fornecedores;
·
Controlar disponibilidades de materiais e
situação dos pedidos, tanto em relação a fornecedores como em relação à
produção da empresa;
·
Obter segurança de fornecimento;
·
Obter preços mínimos de compra.
FUNÇÕES BÁSICAS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES
Suas funções básicas, interligadas pelo Planejamento e
Controle da produção, são:
1. Programação;
2. Aquisição;
3. Estocagem;
4. Distribuição.
A Administração
de Materiais é uma função administrativa semelhante a outras funções de
administração de recursos, tais como a Administração Financeira, a
Administração de Recursos Humanos, etc. Comumente é denominada, também, de
“Administração de Suprimentos”, adquirindo um conceito um pouco mais geral,
englobando também serviços e energia. Quando associada à distribuição de
produtos e materiais em geral é denominada “Logística”.
Em algumas
organizações as atividades de compras estão em um setor, as de estocagem em outro
e as de movimentação em outro. A localização no organograma depende do tipo de
empresa.
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A GESTÃO DE ESTOQUES
Para se organizar um setor de
controle de estoques, inicialmente deveremos descrever suas principais funções:
a)
Determinar o que deve permanecer em estoque. Número de
itens;
b)
Determinar quando se deve reabastecer o estoque.
Prioridade;
c)
Determinar a quantidade de estoque que será necessário
para um período pré-determinado;
d)
Acionar o departamento de compras para executar a aquisição
de estoque;
e)
Receber, armazenar e atender os materiais estocados de
acordo com as necessidades;
f)
Controlar o estoque em termos de quantidade e valor e
fornecer informações sobre sua posição;
g)
Manter inventários periódicos para avaliação das
quantidades e estados dos materiais estocados;
h)
Identificar e retirar do estoque os itens danificados.
Existem determinados aspectos que
devem ser especificados, antes de se montar um sistema de controle de estoques.
Um deles refere-se aos diferentes tipos de estoques existentes em uma fábrica.
Os principais tipos encontrados em uma empresa industrial são: matéria-prima,
produto em processo, produto acabado e peças de manutenção.
PRINCIPAIS ENFOQUES DA GESTÃO DE ESTOQUES
Para a consecução dos objetivos,
o Administrador de Materiais deve ter como seus principais enfoques:
1.
Administração de Recursos: que é em grande parte
baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e
otimizam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos);
2.
Sistema de Controle de Informações: pois sua
utilização correta leva a uma melhoria de produtividade, através da
distribuição de informações; integrando gestores, funcionários, clientes,
fornecedores e setores da empresa envolvidos com seu abastecimento, como:
·
Informações para os usuários;
·
Informações para a gestão;
·
Informações para compras;
·
Informações para o almoxarifado;
·
Informações para inventário.
É um processo,
que coleta, organiza e dissemina informações tecnológicas, com uma rede estabelecida
para comunicar tecnologias recém-identificadas.
O
Sistema-Empresa fazendo bem o uso de suas informações estará a frente em
relação aos seus concorrentes, porque a disponibilidade e distribuição
onipresente da informação faz parte de um dos vetores para a competitividade
das empresas.
Utilizando bem esses recursos,
informações e pessoas, o Administrador de Materiais estará apto a exercer as
suas funções de forma eficaz, ou seja, gerenciando as entradas e saídas dos
materiais necessários à empresa.
RESSUPRIMENTO DE ESTOQUES
Para contornar problemas, tais
como estimativas exageradas que implicam a imobilização desnecessária de
recursos financeiros (além de congestionamento de áreas de armazenagem),
utiliza-se parâmetro de ressuprimento, que tem por finalidade manter os níveis
permanentemente ajustados em função da lei de consumo, do prazo de reposição,
da importância operacional e do valor de cada material.
POLÍTICA DE GESTÃO DE ESTOQUES
A administração geral da empresa
deverá determinar ao departamento de controle de estoques o programa de
objetivos a serem atingidos, isto é, estabelece certos padrões que sirvam de
guias aos programadores e controladores e também de critérios para medir o
desenvolvimento do departamento.
Estas políticas são diretrizes
que, de maneira geral, são as seguintes:
a)
Metas de empresas quando há tempo de entrega dos
produtos ao cliente;
b)
Definição do número de depósitos de almoxarifados e da
lista de materiais a serem estocados neles;
c)
Até que nível deverão flutuar os estoques para atender
uma alta ou baixa demanda ou uma alteração de consumo.
As definições das políticas são
muito importantes ao bom funcionamento da administração de estoques.
Percebe-se, então, que uma gestão inadequada pode resultar em efeitos danosos,
tais como, insegurança na empresa, elevados custos, perda de tempo, falta de
confiabilidade de funcionários, fornecedores e clientes. Resultando o possível
fechamento da empresa.
ESPECIFICAÇÃO
·
Antes de se
iniciar uma especificação, é fundamental ter em mente, de forma clara: O QUÊ se
quer comprar, PARA QUE servirá esse produto e QUEM fará uso dele;
·
Depois de
definido o produto, sua utilidade e o usuário, o segundo passo é procurar
conhecer bem o produto. Não se pode descrever algo que não se conhece bem.
a) Custo-benefício
Conhecido bem o produto, atingi-se a fase mais difícil da especificação:
a relação custo-beneficio.
Uma boa especificação não deve prever apenas as características dos
materiais e o custo da compra, mas deve ser também uma forma de fazer com que o
dinheiro gasto na compra renda mais.
Esta difícil tarefa de estabelecer critérios na especificação capazes de
favorecer a qualidade e o uso adequado do produto - sem, no entanto,
encarecê-lo ou suprimir características julgadas supérfluas - é a aplicação
prática da RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO.
Quanto mais conhecemos um produto e o fim para o qual deve ser utilizado,
mais nos aproximamos da relação custo-beneficio.
Nem sempre o mais barato é ruim, como também nem sempre o mais caro é o
melhor. Assim, somente um estudo, envolvendo os usuários, os técnicos e os
responsáveis pelas especificações, poderá determinar o material que melhor
atende às suas necessidades, para depois, dentre as várias ofertas de mercado,
optar-se pela de melhor preço.
Uma das formas de se analisar o custo-beneficio é formular as seguintes
perguntas:
. O que é realmente necessário?
. Qual é a durabilidade, tamanho, forma, cor e tudo mais que for
desejável no produto?
. O que faz o produto?
. Quanto custa?
. Suas características favorecem o usuário?
b) Utilização
Quem especifica deve conhecer como se utiliza o produto que será
comprado. Ajudado pelos usuários finais e pelos responsáveis pelo recebimento,
o "especificador " fará constar da especificação as qualidades
necessárias para correta utilização e os defeitos que, se presentes, causarão a
recusa do produto. Não é possível fazer uma boa especificação sem se manter
contato com os outros setores de compras.
SOLICITAÇÃO DE COMPRAS
A
Solicitação de Compras é um documento que dá a autorização para o comprador
executar uma compra. Seja para materiais produtivos ou improdutivos ela é
solicitada para um programa de produção, para um projeto que se está
desenvolvendo ou ainda para abastecimento geral da empresa. É o documento que
deve informar o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, local da
entrega e, em alguns casos especiais, os prováveis fornecedores.
COLETA DE PREÇOS
A
cotação é o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em
relação ao material cuja compra foi solicitada. Não deve ter rasuras e deverá
conter preço, quantidade e data do recebimento na Seção de Compras; deverá
ainda estar sempre ao alcance de qualquer consulta e análise de Auditoria
quando for solicitada.
E um
documento que precisa ser manuseado com atenção; os elementos aí contidos devem
fornecer não somente ao comprador, mas também a qualquer outro os informes
completos do que se está pretendendo comprar, para que a cotação dada
corresponda exatamente ao preço do produto requerido e não surjam dúvidas
futuras por insuficiência de lados ou das características exigidas.
Para
melhor análise desses dados, eles podem ser transcritos em um mapa que é a
cópia fiel das cotações recebidas, a fim de que se tenha uma melhor
visualização. Existem casos em que a empresa utiliza a própria solicitação de
compras para registro da coleta de preços.
CONDIÇÕES DE AQUISIÇÃO
Ao se
fazer uma cotação de preços para determinado equipamento ou produto, os fornecedores
em potencial enviam propostas de fornecimento, que informam preço, prazo,
reajuste e uma serie de condições gerais que estabelecem. A empresa, por
intermédio do comprador, fixa também diversas condições para o fornecedor.
Vejamos algumas das condições mais usuais que são feitas pelos fornecedores.
a) Condição De Pagamento
Em
casos de atrasos na entrega de mercadorias sem culpa do fornecedor, as datas
dos pagamentos permanecerão as mesmas, como se a entrega tivesse sido feita na
data devida. Se as condições de pagamento, inclusive as relativas ao reajuste
de preços, não forem observadas além da correção monetária, a ser calculada com
base nos índices conjuntural publicado pela F.G.V. e proporcional ao atraso
ocorrido, o comprador ficará sujeito ao pagamento de multa moratória de 1% ao
mês sobre as importâncias devidas sem necessidade de qualquer interpelação,
judicial ou extrajudicial.
O comprador não
pode suspender ou reduzir os pagamentos baseado em reclamações não
reconhecidas como procedentes pelos vendedores. Se, por ocasião do término da
fabricação não for possível o despacho do material, por motivos alheios à
vontade do fornecedor, efetua-se o respectivo faturamento, correndo a armazenagem
por conta exclusiva do comprador.
O pagamento inicial
efetuado pelo comprador, mesmo sem o envio do pedido, traduz a concorrência
tácita do volume do fornecimento, das características técnicas e das condições
constantes da proposta. Consistindo o pedido em várias ou diferentes unidades,
assiste-nos o direito de fornecer e faturar cada unidade separadamente. As
duplicatas extraídas em conformidade com as condições de pagamento ajustados
devem ser aceitas nos termos da legislação em vigor. Um eventual reajuste de
preço deverá ser pago contra apresentação da respectiva fatura.
b) Prazo de
Fabricação
Os prazos de fabricação são geralmente indicados na
proposta em dias úteis de trabalho, de acordo com a programação estimada na
data da proposta. Portanto, para que tenha validade, por ocasião da encomenda,
os prazos devem ser expressamente confirmados. O prazo de fabricação deverá ser
contado a partir da data do recebimento do sinal e da primeira parcela do preço
de venda ou da data de nossa confirmação, por escrito, do pedido expressamente
aceita por nós.
O prazo, inclusive para efeito do cálculo do reajuste de
preço, ficará prorrogado de tantos dias quantos forem os dias da mora no
pagamento das prestações ajustadas ou nos casos de qualquer das seguintes
ocorrências:
·
Informações, documentação e esclarecimentos pedidos
ao comprador, a pessoas ou entidades indicadas pelo mesmo comprador, e não
respondidos ou entregues no devido tempo;
·
Atrasos por motivos de força maior, tais como
guerra, revolução, motim perturbação da ordem, epidemias, inundações, incêndio,
explosão greves e de, modo geral, geral, acontecimentos fortuitos, alheios á
vontade; inclusive falhas de fabricação e impossibilidade na obtenção de
matérias-primas.
c) Local De Entrega
Salvo
o que diferentemente for estabelecido, a entrega do material é efetuada na
fábrica. O material, uma vez pronto, total ou parcialmente, deverá ser retirado
logo após o aviso. Na impossibilidade da retirada do mesmo, por motivos
independentes à sua vontade, o fornecedor reserva-se o direito de despachá-lo
ao endereço do comprador, por sua conta e risco, ou de armazená-lo, igualmente
por sua conta e risco, mantendo-o à distância do mesmo, sendo considerado
entregue. Os vencimentos, para efeito de pagamento, são contados a partir da
data do aviso de disponibilidade.
Exceções
ou modificações dessas "Condições Gerais" somente serão válidas
quando forem aceitas por escrito. Na existência de condições de compra,
estabelecidas pelo comprador, contrárias às condições gerais, prevalecem estas
últimas.
PEDIDO DE COMPRA
O
Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo
representar fielmente todas as condições e características da compra aí
estabelecidas; razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as
cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem
o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de
qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor. As
alterações das condições iniciais também devem ser objeto de discussões e
entendimentos, para que não surjam dúvidas e venha a empresa a ser prejudicada
com uma contestação pelos fornecedores envolvidos.
O
Pedido de Compra tem força de contrato e a sua aceitação pelo fornecedor
implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como:
quantidade, qualidade, freqüência de entregas, prazos, preços e local de
entrega. Deve-se alertar o fornecedor para a propriedade dos desenhos e marcas
exclusivas da compradora e para as implicações legais daí decorrentes.
Cuidados
especiais devem ser tomados na negociação que envolva a encomenda e a compra
de uma ferramenta específica, evitando-se que a mesma não venha a ser fornecida
a terceiros. Os pedidos de compra devem sempre ser remetidos ao fornecedor por
intermédio de um protocolo, para o qual se farão registros e controles.
São
bastante normais atrasos nos prazos de entrega dos fornecedores, porém esta
situação deve, na medida do possível, ser evitada; o comprador deverá manter um
acompanhamento constante desses prazos, comunicando ao fornecedor quando os
atrasos passam a ser significativos.
É bastante comum que no verso do Pedido de Compra cada empresa registre
as suas condições de compra, que são características especiais da estrutura de
cada empresa e da sua política de Compras. Essas Condições poderiam ser, de
maneira geral, as seguintes:
1.
As mercadorias deverão ser entregues absolutamente
dentro do prazo combinado. A não-observância da presente cláusula garante-nos o
direito de cancelar este Pedido de Compra em todo ou em parte, sem qualquer
prejuízo de nossa parte;
2.
Todo material fornecido deverá estar rigorosamente de
acordo com o nosso pedido, no que se refere a especificações, desenhos etc., e
sua aceitação é condicionada à aprovação de nossa inspeção. Em casos de
rejeição será colocado a disposição por conta e risco do fornecedor, até sua
retirada. Qualquer despesa de transporte, relativa a materiais assim
rejeitados, ocorrera por conta do fornecedor;
3.
Reservamo-nos o direito de recusar e devolver, às
custas do fornecedor, qualquer parcela de material recebido em quantidade
superior àquela cujo fornecimento foi autorizado pela presente;
4.
A presente encomenda não poderá ser faturada por preço
mais elevada do que aquele aqui estabelecido, salvo prévia modificação e
posterior consentimento de nossa parte;
5.
Não serão aceitas responsabilidades de pagamentos
referentes a transporte, embalagem, seguros etc., salvo se especificadamente
autorizados pela presente;
6.
Qualquer débito resultante de pagamento por parte do
fornecedor sobre transporte, embalagem, seguro etc., quando autorizado, deverá
ser corretamente documentado junto à fatura correspondente ao fornecimento
feito;
7.
Fica expressamente entendido que o fornecedor será
considerado estritamente responsável por qualquer obrigação ou ônus resultante
da venda ou fabricação de qualquer dos itens deste pedido de compra que viole
ou transgrida qualquer lei, decreto ou direitos de patentes e de copyright ou
marca registrada;
8.
Não assumimos qualquer responsabilidade por mercadorias,
cujas entregas não tenham sido autorizadas por um Pedido de Compra devidamente
aprovado ou que, de qualquer modo, não estejam de acordo com os termos e
condições supra-estabelecidas;
9.
Garanta a possibilidade de novos pedidos respeitando o
estabelecido nos itens acima. Pedimos, em beneficio recíproco, avisar-nos por
telefone, telegrama ou carta sobre qualquer dilatação que venha a sofrer o
prazo de entrega originalmente fixado ou sobre sua impossibilidade de cumprir
qualquer das cláusulas acima.
Ao receber um produto do fornecedor existem normalmente algumas
divergências entre aquilo que foi solicitado e o que efetivamente o fornecedor
entregou, ou divergências com qualquer negociação combinada anteriormente
constante no Pedido de Compra. Para evitar comunicações extensas e periódicas,
lança-se mão de uma carta-padrão, aonde estvam englobadas todas as
irregularidade que porventura venham a acontecer.
Olá, gestão de estoque e materiais é a mesma coisa que "controle de material de expediente"?
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