segunda-feira, 14 de abril de 2014

GESTÃO PÚBLICA - O PENSAMENTO LIBERAL X O MARXISTA

O PENSAMENTO LIBERAL X O MARXISTA
VISÃO LIBERAL
VISÃO MARXISTA
Pensadas pelos filósofos iluministas, no século XVII, e economistas clássicos, no século XVIII
Economistas clássicos, no século XVIII, e a Marxista, inspirada nas ideias de Karl Marx
Para o liberalismo econômico as forças do mercado determinam as decisões dos agentes econômicos.
O movimento da história não seria aleatório ou indeterminado, nem contínuo, mas ocorreria através de contradições dialéticas. Deste modo, é inaugurado o Materialismo dialético ou histórico.

O liberalismo se estruturou em oposição ao poder absoluto exercido pelas monarquias hereditárias na Europa, que tinham no direito divino a sua legitimidade.
O marxismo se estruturaria como uma crítica e alternativa à sociedade.

Nomes de pensadores como Thomas Hobbes, John Locke, Charles Louis de Secondat, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau são considerados precursores na corrente liberalista.

Karl Marx
Para os liberais todos são iguais por natureza e portadores de direitos naturais aos os indivíduos não podem abdicar, os direitos à liberdade e à propriedade.
Para Marx a história passa a ser o objeto central de sua reflexão. Inspirado pela dialética hegeliana, Marx fez uma crítica do idealismo de Hegel da economia política inglesa, dialogando com ambas as correntes de pensamento da época.

Os pensadores liberais rejeitaram a história como fonte do conhecimento da natureza e dos fundamentos de uma ordem legítima e aterram-se estritamente à razão.

Para Marx a história não seria simplesmente uma sucessão temporal de fatos e de diferentes formas de organização social da produção, dominação e representação do mundo, mas teria um motor que seria a luta de classes, que conduziria a uma determinada finalidade.
Os filósofos Liberais buscaram no indivíduo a origem do Direito e da ordem política legítima.
Marx coloca que, quanto mais se recua na história mais dependente aparece o indivíduo, seja ele produtor ou o que queira ser.
Para o liberalismo econômico as forças do mercado determinam as decisões dos agentes econômicos.
Os pressupostos metodológicos de Marx não são arbitrários, nem dogmas. São pressupostos reais de que não se pode fazer abstração à não ser na imaginação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário