domingo, 18 de novembro de 2012
Questões de Provas de Administração Pública da COPEVE
PROVA DE ADMINISTRADOR DA ADEAL - COPEVE
33. Com o advento da era da globalização, o processo de recrutamento e seleção deixa de ser somente baseado na experiência e na capacidade técnica dos candidatos. As organizações estão cada vez valorizando o ser humano, ou seja, estão avaliando também seu potencial emocional e intelectual. Nessa perspectiva, é correto afirmar que
A) o recrutamento externo é a busca pelo profissional que se concentra na própria empresa, por meio de remanejamento de colaboradores que podem ser transferidos, promovidos
ou ainda transferidos com promoção.
B) o recrutamento interno já trata da busca do profissional fora da empresa, no mercado de trabalho.
C) o recrutamento externo traz as seguintes vantagens para a empresa: traz novas idéias para a organização, renova e enriquece os recursos humanos da organização.
D) o recrutamento interno apresenta as seguintes desvantagens: as competências e características de personalidade dos candidatos são desconhecidas, o processo é mais longo e caro e requer maior investimento no processo de adaptação do novo colaborador.
E) o recrutamento externo é uma excelente opção para a empresa, pois, em geral, demanda menor custo e menor tempo na escolha do candidato; isso, dentre outras vantagens como: valorização de colaboradores, desempenho e potencial já conhecidos, aproveitamento de
investimentos feitos em treinamento de pessoal.
34. Dadas as seguintes etapas da seleção,
I. Contato telefônico breve, oferecendo a vaga e fornecendo as informações básicas, já verificando o interesse e a disponibilidade do candidato, convidandoo a participar do processo seletivo.
II. Dinâmicas de grupo nas quais inicialmente procura-se promover um clima de integração e harmonia entre os candidatos, estimulando-os a uma participação ativa, propondo a vivência de situações semelhantes às atividades que exercerão em suas funções, objetivando observar atitudes, postura, linguajar, relacionamento interpessoal, traços de personalidade, interesses e comprometimento com a tarefa.
III. Testes sobre o mercado de trabalho, quando necessário.
IV. Redação de próprio punho, com tema livre ou a ser definido pelo selecionador.
V. Entrevista individual para aprofundamento do conhecimento sobre o candidato e avaliação de sua firmeza frente a aceitação da proposta que lhe será apresentada.
verifica-se que
A) II, IV e V estão corretas.
B) I, II, IV e V estão corretas.
C) apenas a III está correta.
D) I e II estão corretas.
E) II, III e V estão corretas.
35. Em relação aos processos organizacionais, abaixo descritos,
I. O máximo valor agregado ao produto/serviço para o cliente é diretamente relacionado à focalização dos processos que impulsionam a empresa e a criação de uma mentalidade inovadora.
II. A maximização do valor do cliente repousa sobre a focalização dos processos de negócios; nunca começam e/ou terminam no cliente.
III. Os processos secundários das empresas são: processo de confecção do produto, processo de geração de pedidos, processo de execução de pedidos e processo de atendimento ao cliente.
IV. A empresa como um todo pode ser considerada como um processo; alternativamente podem ser identificados os principais processos de uma empresa, ou, ainda, pode ser estudado um processo finito manejável.
V. Todos os processos, tais como o financeiro, o de recursos humanos ou o jurídico, existem para servir de apoio e medir o sucesso dos quatro processos centrais:
processo de confecção do produto, processo de geração de pedidos, processo de execução de pedidos e processo de atendimento ao cliente.
verifica-se que
A) II, IV e V estão corretas.
B) I, II e III estão corretas.
C) apenas a II está correta.
D) II, III e V estão corretas.
E) I, IV e V estão corretas.
36. As estruturas organizacionais convencionais têm diversas características operacionais indesejáveis. Considerando o período acima, é falso afirmar:
A) A organização de uma empresa por processos pode ter a aparência de uma estrutura funcional, com áreas funcionais bem definidas, mas com processos operando efetivamente
de forma ortogonal (na horizontal).
B) Na prática, as áreas funcionais e suas chefias não desaparecem quando a organização se estrutura por processos. À medida que os process owners (donos do processo) vão assumindo responsabilidade cada vez maior pelo projeto, pela estruturação e pelo funcionamento dos processos essenciais das empresas, os chefes das áreas funcionais se focam cada vez mais no treinamento e na capacitação do seu pessoal.
C) As estruturas organizacionais convencionais não priorizam as funções (áreas verticais) em detrimento dos processos essenciais e exageram na divisão de tarefas, pois não adotam o critério da otimização do funcionamento das áreas funcionais, o que leva à generalização.
D) Essas empresas têm muitos níveis hierárquicos, o que introduz impedâncias e perdas de carga e usam mais recursos que o indispensável.
E) A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, a organização por processos
valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor.
37. Em relação às categorias de processos organizacionais,
I. Processo-micro: o processo-micro é aquele que integra todos os processos de trabalho (finalísticos, de apoio e subprocessos) que estejam intrinsecamente ligados com a necessidade e a satisfação do cliente.
II. Processos finalísticos: são aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são apoiados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido ou notado por um cliente externo.
III. Processos de apoio: geralmente produzem resultados imperceptíveis para os clientes externos, mas são essenciais para a execução dos processos finalísticos e/ou para a gestão efetiva da organização.
IV. Subprocessos: são todas as tarefas e trabalhos desenvolvidos para a construção, viabilização e execução dos processos de apoio.
V. Processo-macro: o processo-macro é aquele que integra todos os processos de trabalho (finalísticos, de apoio e subprocessos) que estejam intrinsecamente ligados com a necessidade e a satisfação do cliente.
verifica-se que
A) I, II, III e V estão corretas.
B) I, II e III estão corretas.
C) apenas a II está correta.
D) II, III e V estão corretas.
E) II, III, IV e V estão corretas.
38. É importante que a organização conheça a si mesma, o que pretende divulgar de si, bem como a sua imagem organizacional perante os seus públicos. Considerando o período acima, é falso afirmar:
A) Conhecendo as características de cada processo da comunicação organizacional, o gestor da comunicação poderá melhormente definir as estratégias de comunicação, bem como avaliar a efetividade destas.
B) Sendo os públicos heterogêneos, faz-se necessário que a comunicação organizacional possa estabelecer uma compreensão de interesses entre a organização e apenas o governo.
C) A comunicação organizacional ganha cada vez maior importância, pois não basta ter uma marca de tradição, um bom produto e serviço, estar certificada em qualidade, se ao mesmo tempo o público tem uma imagem negativa da organização, em função de crises não administradas, como por exemplo: questão ecologia, exploração de mão-de-obra
infantil, falta de ética nas negociações, envolvimento de diretores em escândalos etc.
D) O processo de comunicação organizacional será possível quando a organização e o gestor da comunicação organizacional entenderem que a imagem organizacional nunca pertence à organização e que todas as atitudes, valores, idéias, produtos e serviços, impressos em geral, comunicados, formarão nos públicos uma percepção da organização, que será traduzida pela imagem que fazem da organização, sendo ela positiva ou negativa.
E) A organização possui uma missão, que é estabelecer com seus públicos uma ação de troca de interesses. Agindo de forma ética, poderá estabelecer, então, com os seus
públicos, uma comunicação organizacional, em que os públicos tenham, dela, uma imagem sempre positiva.
39. Em relação às categorias de processos de comunicação organizacional,
I. Comportamento Institucional: é a base da organização, este processo é representado pelos negócios (produtos e serviços), matérias-primas, dinheiro, ações, investimentos, doações, instalações, máquinas e equipamentos, recursos humanos e tecnologias.
II. Realidade Institucional: o conjunto de condições objetivas da razão social da organização. Trata-se de um conjunto de condições empíricas que permeiam a existência real da organização como agente social.
III. Imagem Institucional: neste processo, o público é o agente ativo e a organização o agente passivo, pois não pertence à organização a imagem; desse modo, é o público que teme, detém a imagem da organização.
IV. Comunicação Institucional: é todo o processo de produção e envio de mensagens da organização aos seus públicos. É um conjunto de mensagens emitidas, consciente ou inconsciente, voluntário ou involuntariamente pela organização. Nesse sentido, a
comunicação e a informação divulgadas da organização, fala de si mesma, como sujeito social e comunicador.
V. Identidade Institucional: é um conjunto de caracteres próprios e exclusivos da organização: razão social, nome fantasia, logotipo, data de fundação, ramo de atuação, CGC etc.
verifica-se que
A) II, III, IV e V estão corretas.
B) I, II e III estão corretas.
C) apenas a II está correta.
D) II, III e V estão corretas.
E) I, II, III, IV e V estão corretas.
40. Considerando as seguintes razões para a excelência no atendimento ao cliente,
I. O cliente bem tratado volta sempre.
II. O profissional de atendimento tem apenas 20% da responsabilidade sobre a satisfação do cliente.
III. Sempre se tem uma segunda chance de causar boa impressão.
IV. Relações eficazes com os clientes, aliadas à qualidade técnica e preço justo fortalecem a opinião pública favorável à Empresa.
V. Opinião pública favorável suscita lucros, e boas relações profissionais geram produtividade.
verifica-se que
A) I, II, III, IV e V estão corretas.
B) I, II, IV e V estão corretas.
C) apenas a III está correta.
D) III, IV e V estão corretas.
E) I, IV e V estão corretas.
41. A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.
Considerando o enunciado acima, é correto afirmar:
A) Liderar é uma tarefa simples. Liderança não exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
B) Pode-se definir liderança como o processo de responsabilizar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
C) Os líderes nunca influenciam seguidores. Por esse motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmos conceitos.
D) Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou
simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder.
E) Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez menos os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.
42. Com relação aos tipos de liderança,
I. Liderança Autocrática: na Liderança Autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.
O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
II. Liderança Ditatorial: o líder assume e toma decisão com um colegiado.
III. Liderança Liberal ou Laissez faire: laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".
IV. Liderança Situacional: o líder é focado na situação que o leva a liderar.
V. Liderança Democrática: chamada ainda de liderança participativa ou consultiva. Esse tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
verifica-se que
A) II, III, IV e V estão corretas.
B) I, II e V estão corretas.
C) apenas a II está correta.
D) I, III e IV estão corretas.
E) I, II, III, IV e V estão corretas.
43. Desde os tempos mais remotos, a liderança estratégica é considerada elemento fundamental ao sucesso de qualquer organização. Pessoas vêm sendo administradas em grupo há muito tempo, desde a pré-história. Considerando o enunciado acima, é falso afirmar:
A) Os líderes estratégicos não diferem dos gerenciais e dos visionários. Os estratégicos sonham e tentam concretizar seus sonhos, sendo uma combinação do líder gerencial, que
nunca pára para sonhar, e do visionário, que apenas sonha.
B) Um líder estratégico provavelmente criará mais valor que a combinação de um líder visionário e de um gerencial. Os gerenciais buscam a estabilidade financeira da organização
em curto prazo.
C) Um líder estratégico cria a desordem, comete erros e, às vezes, é repreendido por seus chefes e subordinados, precisando até desculpar-se com os funcionários por ter criado muita desordem sem que eles estivessem preparados para isso. Entretanto, as recompensas valem a pena, visto que as pessoas que trabalham com esse líder apresentam um aumento em termos de energia e produtividade, realizando mais tarefas em um tempo menor.
D) Os líderes visionários procuram a viabilidade em longo prazo da organização, querem mudar e inovar, a fim de criar valor em longo prazo. A integração desses dois tipos de
liderança pode criar uma equipe de dois ou mais indivíduos que possa exercer liderança estratégica e criar valor para a organização.
E) Um só indivíduo que combine, em sinergia, as qualidades de um visionário e de um gerencial realizará o máximo de criação de valor para a sua organização.
44. Dados os itens sobre as dimensões da satisfação do serviço no atendimento ao cliente,
I. Aspectos tangíveis – Instalações e materiais usados durante a interação no processo de provisão do serviço: aparência física das instalações, limpeza, conservação.
II. Cortesia e gentileza – Informação sobre o serviço em linguagem compreensível pelo usuário.
III. Segurança – Possessão das habilidades e conhecimentos requeridos para a prestação do serviço.
IV. Confiabilidade – Prestação do serviço sem erros.
V. Segurança – Ausência de risco ou perigo durante a prestação do serviço.
verifica-se que
A) I e V estão corretos.
B) I, IV e V estão corretos.
C) apenas o II está correto.
D) III, IV e V estão corretos.
E) I, II, III e V estão corretos.
45. No Brasil, poucas empresas atinaram para os benefícios que decorrem do uso de sistemas inteligentes de atendimento ao cliente. Algumas chegam até mesmo a medir periodicamente o nível de satisfação de seu cliente, mas nada fazem com esta informação, além de considerá-la custo. Considerando o enunciado acima, é falso afirmar:
A) Atender o cliente com qualidade ou satisfazê-lo é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamental compreender que atender o cliente com qualidade não se resume a tratá-lo bem, com cortesia.
B) É necessário se estabelecer um canal de comunicação direto entre cliente e empresa, por meio do qual o primeiro é regularmente ouvido, com muita atenção, e suas críticas e
sugestões transformadas em especificações de melhores produtos e serviços.
C) É apenas uma orientação o estímulo ao treinamento de todos aqueles que têm um contato com os clientes para que seja entregue aos mesmos o produto/serviço que lhe foi prometido. Em outras palavras, tem que se estabelecer uma parceria não somente com o cliente, mas também com seu funcionário.
D) Estudos demonstram que, para a maioria das pessoas, a qualidade do serviço é mais importante do que seu preço, concluindo-se que os consumidores estão dispostos a pagar
mais por serviços de qualidade.
E) A implantação de um serviço orientado ao cliente necessita de um absoluto comprometimento da empresa inteira, a começar por aqueles que determinam os rumos e as
estratégias maiores, ou seja, seus diretores e proprietários.
46. Ao ser contratado para trabalhar numa conhecida multinacional do setor de alimentação, João Paulo ficou entusiasmado coma possibilidade de poder observar a dinâmica de uma empresa competitiva da atualidade. Considerando seu posicionamento como uma das líderes de mercado, sabia que a organização praticava modelos de administração inovadores. Após duas semanas ocupando função operacional, estava desalentado por comprovar que sua atividade diária restringia-se a repetir movimentos pré estabelecidos
alhures. Tendo como base a experiência de João Paulo, é possível afirmar:
A) O modelo taylorista de trabalho está totalmente superado nos dias atuais devido às críticas recebidas no passado.
B) Após o surgimento da Escola das Relações Humanas, o estudo de tempos e movimentos deixou de ser utilizado.
C) Para ser bem sucedida na atualidade a empresa precisa abandonar por completo os pressupostos da administração científica.
D) As teorias administrativas somente podem ser utilizadas em sua forma pura.
E) Apesar das críticas recebidas, o sistema de trabalho preconizado por Taylor ainda é utilizado nos dias atuais, mesmo em organizações bem sucedidas por cultivar uma
imagem arrojada delas próprias.
47. “Isso não vai lhe servir para nada aqui, os seus estudos, meu rapaz! Você não veio aqui para pensar, mas para fazer os gestos que vão mandá-lo fazer [...] Não precisamos de
imaginativos na nossa fábrica. É de chipanzés que a gente precisa [...] Mais um conselho. Não nos fale nunca mais de sua inteligência! Pensarão por você, meu amigo! E estamos
conversados”.
O trecho acima foi reproduzido de um romance da literatura francesa, Viagem ao fim da noite, no qual o protagonista tenta exibir seus conhecimentos durante um processo de seleção para trabalhar numa fábrica. Ao descrever tal situação, o autor, Louis Ferdinand Céline, está fazendo uma clara alusão
A) à perspectiva contingencial.
B) à visão integrada e sistêmica.
C) à administração científica.
D) à teoria das relações humanas.
E) ao sistema flexível de produção.
48. Uma das preocupações da administração científica foi a de criar condições de trabalho que, ao garantir o bem-estar físico do trabalhador e a diminuição da fadiga, estaria
proporcionando a correta execução das atividades propostas. Pode-se afirmar com isso que os engenheiros estavam buscando atingir
A) eficiência.
B) efetividade.
C) eficácia.
D) estruturação.
E) estática.
49. A Teoria Clássica da Administração trabalhou em uma perspectiva diferenciada da Administração Científica. A ênfase atribuída por Fayol e seus seguidores foi centrada em:
A) tarefas.
B) estrutura.
C) tecnologia.
D) ambiente.
E) pessoas.
50. Ao se preocupar com o controle dentro da organização, os gerentes atuais buscam desmistificar o pressuposto autoritário vinculado ao termo. Das opções abaixo relacionadas, qual é a única que não explica o porquê da existência da função controle?
A) Diminuir o risco de desperdício de recursos produtivos.
B) Alinhar o planejamento organizacional com as mudanças em curso no ambiente.
C) Acompanhar o desenvolvimento de todo o processo produtivo.
D) Estabelecer domínio sobre os colaboradores da organização.
E) Monitorar as ações estratégicas e operacionais da organização.
51. Ao apresentar as funções administrativas como planejamento, organização, direção e controle, significa dizer que estas são
A) independentes e precisam ser tratadas de forma autônoma para cumprir seus objetivos precípuos.
B) indissociáveis e complementares no sentido de estabelecerem insumos umas às outras.
C) necessárias e articuladas para implantar mecanismos de avaliação com base em indicadores não estabelecidos no planejamento.
D) relevantes e consistentes com a disciplina de trabalho definida em manuais gerais para o exercício do processo administrativo.
E) impessoais e preocupadas exclusivamente com o uso do equipamento durante a execução das diversas etapas do processo produtivo.
52. A Teoria das Relações Humanas estabelece uma diferenciação da perspectiva clássica ao deslocar a ênfase na estrutura e nas tarefas para a ênfase nas pessoas. Seu surgimento está vinculado aos estudos efetuados por Elton Mayo. A pesquisa por ele conduzida ficou conhecida como
A) teoria dos jogos.
B) modelo Skinneriano de estímulo-resposta.
C) experiência de Hawthorne.
D) abordagem de Tavistock.
E) sistema behaviorista.
53. Ao levantar como hipótese uma tese da administração científica, paradoxalmente, uma das conclusões dos estudos de Elton Mayo foi a de que “o nível de produção é resultante da integração social”. Tal conclusão significa:
A) A produtividade tem relação direta com a capacidade física e fisiológica do empregado.
B) As normas sociais e expectativas dos trabalhadores não afetam a dinâmica produtiva.
C) Quanto mais integrado socialmente no grupo, tanto menor será a disposição do operário em produzir.
D) O desajuste social garante o cumprimento dos padrões de trabalho estabelecidos.
E) É a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência.
54. A Teoria de Campo de Kurt Lewin discute o papel importante que a motivação exerce sobre o comportamento humano. De acordo com seus estudos,
A) o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes.
B) a dinâmica do campo depende da parte considerada principal pelo gerente.
C) o comportamento humano depende apenas do seu passado.
D) o comportamento é função ou resultante da interação entre tecnologia e controle organizacional.
E) campo dinâmico se constitui nas projeções de futuro dos indivíduos.
55. Abraham Maslow estabeleceu uma hierarquia das necessidades humanas, segundo a qual as pessoas satisfazem a suas necessidades em uma ordem específica, de cima para baixo. A seguir, são apresentadas essas necessidades e seu significado. A relação correta entre necessidade e seu significado é:
A) Fisiológicas – amizade, afeição, aconchego e amor.
B) Segurança – proteção contra ameaças e privação.
C) Sociais – comida, água, sexo e abrigo.
D) Do Ego – conscientização do próprio potencial total e tornar-se tudo de que se é capaz.
E) Auto-realização – independência, realização, liberdade, status e reconhecimento.
56. O conceito de Burocracia, segundo Max Weber, constitui-se na organização eficiente por excelência. Para alcançar essa eficiência, o aparato burocrático possui uma série de
características que são listadas abaixo, exceto:
A) caráter formal das comunicações.
B) impessoalidade nas relações.
C) hierarquia de autoridade.
D) rotinas e procedimentos flexíveis.
E) profissionalização dos participantes.
57. Selznick, ao estudar organizações sob a óptica da burocracia, incorporou a possibilidade de sua flexibilização como forma de se adaptar às exigências tanto externas dos clientes quanto internas dos participantes. A seguir, são apresentados alguns princípios, baseados nas pesquisas de Selznick, que auxiliam o estudo da burocracia, exceto:
A) A organização burocrática é uma estrutura social que não permite desenvolver capacidade adaptativa.
B) Dentro da organização formal desenvolve-se uma estrutura informal.
C) A burocracia deve ser compreendida sob o ponto de vista estrutural e funcional.
D) Todas as organizações formais estão sujeitas às pressões do ambiente.
E) A estrutura informal gera atitudes espontâneas dos indivíduos e a formação de subgrupos.
58. Para sobreviver nos mercados altamente competitivos da atualidade, as organizações buscam fidelizar seus clientes com base no atendimento de suas necessidades ao
oferecer produtos e serviços de qualidade. Quanto à gestão da qualidade total, pode-se afirmar:
A) Foi um modismo da década de 80 que já deixou de ser preocupação das gerências atuais.
B) Tem sua aplicação restrita à produção de bens de consumo.
C) Quando aplicada em organizações de serviços, não apresenta resultados mensuráveis.
D) Somente tem apresentado resultados eficientes em empresas japonesas.
E) Busca a integração da qualidade a todos os níveis da organização.
59. O conceito de melhoria contínua reconhece que a melhoria da qualidade é uma jornada sem fim e que há necessidade de se buscar continuamente novas abordagens para a
melhoria da qualidade. Esse conceito é conhecido como
A) Kanban.
B) Benchmarking.
C) Poka-yoke.
D) Kaizen.
E) Outsourcing.
60. Para garantir a qualidade total, as organizações utilizam uma série de ferramentas para auxiliar na coleta, no agrupamento, na apresentação e na análise dos dados gerados por um processo. A apresentação dos passos requeridos para produzir um produto ou serviço, com o uso de digramas que estabelecem seu mapeamento, é conhecido como
A) fluxograma de processos.
B) listas de verificação.
C) diagrama de causa-e-efeito.
D) cartas de controle.
E) histograma
PROVA DE ANALISTA LICITAÇÕES SEBRAE - COPEVE
16. Equivale ao conceito de Administração Pública, em sentido subjetivo:
A) Unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
B) Conjunto de órgão agentes e pessoas jurídicas com a atribuição de executar as atividades administrativas.
C) A unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
D) O servidor ou agente público dotado de poder de decisão.
E) Atividade administrativa, entendida como desempenho da função administrativa.
17. Não se pode afirmar sobre o pregão:
A) A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados.
B) Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme disposto em regulamento, qualquer
que seja o valor estimado da contratação, na qual a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances em sessão pública, vedada sua utilização na contratação de
serviços de transporte de valores e de segurança privada e bancária.
C) Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
D) Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.
E) Será facultado, nos termos de regulamentos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos e entidades promotores da modalidade de pregão, utilizando-se de recursos de tecnologia da informação.
18. Quem, na ocasião do pregão, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o
certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios por
A) até 3 anos.
B) até 12 meses.
C) até 3 meses.
D) até 5 anos.
E) prazo indeterminado.
19. Dadas as afirmações a seguir, sobre as licitações,
I. É vedada a criação de outras modalidades de licitação, sendo permitida, contudo, a combinação destas modalidades entre si.
II. Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados.
III. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária
qualificação.
IV. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
verifica-se
A) apenas I e IV estão corretas.
B) apenas I e III estão corretas.
C) I, II, III e IV estão corretas.
D) apenas II, III e IV estão corretas.
E) apenas II e III estão corretas.
20. Dadas as afirmações sobre o leilão,
I. Nos leilões internacionais, o pagamento da parcela à vista poderá ser feito em até vinte e quatro horas.
II. O edital de leilão deve ser amplamente divulgado, principalmente no município em que se realizará.
III. O leilão pode ser cometido somente a servidor designado pela Administração, procedendo-se na forma da legislação pertinente.
IV. Os bens arrematados serão pagos à vista ou no percentual estabelecido no edital, não inferior a 50% (cinqüenta por cento) e, após a assinatura da respectiva ata lavrada no local do leilão, imediatamente entregues ao arrematante, o qual se obrigará ao pagamento do
restante no prazo estipulado no edital de convocação, sob pena de perder em favor da Administração o valor já recolhido. é correto afirmar que
A) apenas I e IV estão corretas.
B) apenas I e II estão corretas.
C) I, II, III e IV estão corretas.
D) apenas II, III e IV estão corretas.
E) apenas II e III estão corretas.
21. Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela
unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até
A) 72 horas da apresentação das propostas.
B) 48 horas da apresentação das propostas.
C) 24 horas da apresentação das propostas.
D) 3 dias da apresentação das propostas.
E) 5 dias da apresentação das propostas.
22. A fase externa do pregão, na forma eletrônica, inicia-se
A) com o envio de cartas-convites.
B) com a publicação de edital, exclusivamente por meio eletrônico.
C) com a convocação dos interessados por meio de publicação de aviso.
D) com o recebimento dos envelopes pela Administração.
E) com a adjudicação do bem.
23. O mérito administrativo constitui a análise de conveniência e oportunidade relativas a
A) finalidade e publicidade.
B) motivo e objeto.
C) competência e forma.
D) objeto e competência.
E) forma e finalidade.
24. Dadas as proposições seguintes,
1. Segundo Carl Schimitt, Constituição somente se refere à decisão política fundamental; as leis constitucionais seriam os demais dispositivos inseridos no texto do documento constitucional que não contêm matéria de decisão política fundamental.
2. O sentido jurídico de Constituição é fornecido por Hans Kelsen. Segundo este, a palavra Constituição é tomada em dois sentidos: lógico-jurídico e jurídico-positivo.
3. De acordo com o sentido material, o que importa para definir se uma norma tem ou não caráter constitucional é a forma por meio da qual ela foi introduzida no ordenamento jurídico.
4. Segundo Kelsen, Constituição no sentido lógico-jurídico significa norma positiva suprema, conjunto de normas que regula a criação de outras normas, lei nacional em seu mais alto grau.
verifica-se que
A) os itens 1 e 2 estão corretos.
B) os itens 2 e 4 estão corretos.
C) os itens 1 e 3 estão corretos.
D) apenas o item 4 está incorreto.
E) apenas o item 1 está correto.
25. Dadas as afirmações seguintes,
I. A norma constitucional que prevê: “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer” é aquela de eficácia limitada.
II. Normas constitucionais de eficácia plena são as que receberam do constituinte normatividade suficiente à sua incidência imediata.
III. Segundo José Afonso da Silva, as normas constitucionais de eficácia limitada se divide em dois grupos: normas de princípio institutivo e norma de princípio programático.
IV. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação mediata.
verifica-se que
A) apenas a II está incorreta.
B) apenas I e II estão corretas.
C) apenas a IV está incorreta.
D) I e IV estão incorretas.
E) apenas a IV está correta.
26. Assinale a alternativa incorreta.
A) São espécies do Poder Constituinte Derivado: o reformador, o decorrente e o revisor.
B) O Poder Constituinte Derivado Reformador verifica-se por meio das emendas constitucionais.
C) O Poder Constituinte originário é ilimitado juridicamente.
D) É expressão do Poder Constituinte Derivado Decorrente a norma do art. 25, caput, da CF/88, ao definir que “os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição”.
E) O Poder Constituinte Derivado não deve obedecer às regras colocadas e impostas pelo Poder Constituinte Originário.
27. Assinale a alternativa que não contém erro.
A) Normas constitucionais programáticas são aquelas por meio das quais o constituinte regulou direta e imediatamente determinados interesses.
B) Princípios constitucionais extensíveis são aqueles que limitam, vedam ou proíbem a ação indiscriminada do Poder Constituinte Decorrente.
C) Princípios constitucionais sensíveis são aqueles elencados no art. 34, inciso VII, alíneas a-e, da CF/88.
D) Quanto ao preâmbulo, prevalece a tese da relevância jurídica.
E) Não é exemplo de norma constitucional programática aquela que prevê a “proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei” (art. 7º,
XX, CF/88). Prova Tipo 1 28/10/2007 AN4 – Analista - Administrativo/Licitações 8
28. Acerca da classificação das Constituições, pode-se afirmar:
A) Quanto ao conteúdo, poderão ser sintéticas ou analíticas.
B) Quanto ao modo de elaboração, poderão ser escritas ou costumeiras.
C) Quanto à origem, poderão ser outorgadas ou promulgadas.
D) A CF/88 é considerada semi-rígida.
E) Constituição rígida é aquela que não exige processo de alteração mais solene, mais dificultoso do que o processo de alteração das normas infraconstitucionais.
29. Assinale a alternativa que não está de acordo com a CF/88.
A) Qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, em qualquer hipótese, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
B) A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.
C) Não haverá juízo ou tribunal de exceção.
D) Os tratados e convenções internacionais que forem aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros,
serão equivalente às emendas constitucionais.
E) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional.
30. Assinale a alternativa correta.
A) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
B) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação mediata.
C) Somente é gratuita a ação de habeas corpus e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
D) O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por organização sindical e entidade de classe.
E) A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo permitida a interferência estatal em seu funcionamento.
31. Verifique as alternativas abaixo e assinale aquela que não está correta.
A) O princípio da moralidade administrativa exige que os
agentes administrativos atuem em conformidade com
princípios éticos.
B) Para a Administração Pública, o princípio da legalidade
significa que ela poderá fazer tudo o que a lei não proíbe,
prevalecendo a autonomia da vontade.
C) O princípio da impessoalidade estabelece que o agente
público deve, no exercício da função pública, buscar atingir
o interesse público e não buscar satisfazer interesses
pessoais.
D) No texto constitucional existem algumas exceções ao
princípio da publicidade.
E) O princípio da eficiência ganhou roupagem de princípio
constitucional com a EC nº 19/98.
32. Dados os itens abaixo,
1. Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o
naturalizado, em caso de comprovado envolvimento em
tráfico ilícito de entorpecente e drogas afins, praticado
antes da naturalização.
2. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de
grupos armados, civis, ou militares, contra a ordem
constitucional e o Estado Democrático.
3. Poderá ser concedida a extradição de estrangeiro por
crime político ou de opinião.
4. Em nenhuma hipótese o civilmente identificado poderá
ser submetido à identificação criminal.
verifica-se que
A) apenas o 1 está incorreto.
B) somente o 2 está correto.
C) todos estão corretos.
D) somente estão corretos o 1 e o 4.
E) todos estão incorretos.
33. Assinale a alternativa correta.
A) Para qualificar os bens e regular as relações a eles
concernentes, aplicar-se-á a lei domicílio do proprietário do
bem.
B) A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o
declare, quando seja com ela incompatível ou quando
regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.
C) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei
brasileira, quando admitida, inicia-se quarenta e cinco dias
depois de oficialmente publicada.
D) Os Governos estrangeiros, bem como as organizações de
qualquer natureza, que eles tenham constituído, dirijam ou
hajam investido de funções públicas, poderão adquirir no
Brasil bens móveis ou suscetíveis de desapropriação.
E) Dependem de homologação as sentenças meramente
declaratórias do estado das pessoas.
34. Assinale a alternativa incorreta.
A) O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da
proteção que se dá ao nome.
B) Cessará para os menores a incapacidade pela colação de
grau em curso de ensino superior.
C) Cessará para os menores a incapacidade, pela concessão
dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante
instrumento público, dependendo de homologação judicial.
D) O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado
judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da
declaração de ausência, será o seu legítimo curador.
E) Os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez
provada a sua qualidade de herdeiros, poderão,
independentemente de garantia, entrar na posse dos bens
do ausente.
35. De acordo com o Código Civil:
A) São pessoas jurídicas de direito privado as associações, as
sociedades, as fundações, as organizações religiosas e os
partidos políticos.
B) Decai em quatro anos o direito de anular a constituição das
pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato
respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição
no registro.
C) São pessoas jurídicas de direito privado as autarquias,
inclusive as associações públicas.
D) Para criar uma fundação, o seu instituidor o fará por
instrumento particular.
E) Constituem-se as associações pela união de pessoas que
se organizem para fins econômicos.
36. Acerca do domicílio, assinale a alternativa que não contém
erro.
A) O domicílio dos Estados e Territórios é o lugar onde
funcione a administração estadual ou territorial.
B) Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada
um deles não constituirá domicílio para as relações que lhe
correspondem.
C) Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio do Município é o
lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e
administrações, ou onde eleger domicílio especial na sua
Lei Orgânica.
D) O agente diplomático do Brasil, que, citado no estrangeiro,
alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no país,
o seu domicílio, poderá ser demandado no Distrito Federal
ou no último ponto do território brasileiro onde o teve.
E) O militar, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, tem por
domicílio o lugar onde servir.
37. Assinale a alternativa incorreta.
A) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente
atividade econômica organizada para a produção ou a
circulação de bens ou de serviços.
B) Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou
com terceiros, desde que não tenham casado no regime da
comunhão universal de bens, ou no da separação
obrigatória.
C) Poderá o incapaz, por meio de representante ou
devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida
por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da
herança.
D) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem
em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente
impedidos.
E) O empresário casado pode, desde que haja outorga
conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os
imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-lo
de ônus real.
38. Considerando os itens abaixo,
I. Quanto à sociedade em comum, os sócios, nas
relações entre si ou com terceiros, podem provar a
existência da sociedade de qualquer modo, mas os
terceiros somente podem prová-la por escrito.
II. A constituição da sociedade em conta de participação
independe de qualquer formalidade e pode provar-se
por todos os meios de direito.
III. No que se refere aos direitos e obrigações dos sócios
na sociedade simples, é válida a estipulação contratual
que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das
perdas.
IV. Somente pessoas físicas podem tomar parte na
sociedade em nome coletivo.
verifica-se que
A) apenas o III está correto.
B) apenas o I está incorreto.
C) apenas II e IV estão corretos.
D) apenas o IV está correto.
E) apenas o II está incorreto.
39. Assinale a alternativa incorreta.
A) Na sociedade limitada, depende da deliberação dos sócios,
além de outras matérias indicadas na lei ou no contrato, o
pedido de concordata.
B) Para os efeitos da Lei de Sociedades por Ações, a
companhia é aberta ou fechada conforme os valores
mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à
negociação no mercado de valores mobiliários.
C) Na sociedade limitada, o capital social divide-se em quotas,
iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
É permitida contribuição que consista em prestação de
serviços.
D) Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de
duas categorias: os comanditados e os comanditários.
E) A sociedade anônima rege-se por lei especial, aplicando-selhe,
nos casos omissos, as disposições do Código Civil.
40. Assinale a alternativa correta.
A) Além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o
Diário, que pode ser substituído por fichas no caso de
escrituração mecanizada ou eletrônica.
B) A lei não poderá assegurar tratamento favorecido,
diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao
pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos dela
decorrentes.
C) Não se considera empresário quem exerce profissão
intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda
com o concurso de auxiliares ou colaboradores,
independentemente de o exercício da profissão constituir
elemento de empresa.
D) Não pode o estabelecimento ser objeto unitário de direitos e
de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que
sejam compatíveis com a sua natureza.
E) A sociedade em comandita por ações não pode adotar, em
lugar de firma, denominação designativa do objeto social.
PROVA DE ADMINISTRAÇÃO UNEAL - COPEVE
11. Tipo de licitação é o critério de julgamento utilizado pela
Administração para seleção da proposta mais vantajosa. Os
tipos de licitação mais utilizados para o julgamento das
propostas são os seguintes:
I. Menor preço.
II. Melhor técnica.
III. Técnica e preço.
Verifica-se que estão corretas
A) apenas III.
B) apenas I e II.
C) I, II e III.
D) apenas I.
E) apenas II.
12. O sistema de controle administrativo é responsável por
promover a realização do bem público, para permitir a
obtenção do resultado máximo, com o mínimo de recursos,
sem desvios e desperdícios. Pode-se afirmar que tem as
seguintes finalidades, exceto
A) garantir o cumprimento das normas técnicas, administrativas
e legais.
B) identificar erros, fraudes e seus agentes.
C) preservar a integridade patrimonial.
D) assegurar eficácia, eficiência e economicidade na
administração e aplicação dos recursos públicos.
E) propiciar critérios para a tomada de decisões.
13. A natureza da administração pública é cumprir o interesse
do povo. Nesse sentido, a administração pública deve
A) olhar de forma secundária os interesses da coletividade.
B) ser intuitiva.
C) preconizar permanência.
D) dispor em primeiro lugar os interesses individuais.
E) cumprir sua funcionalidade.
14. A lei de diretrizes orçamentárias atende o disposto no § 2ª
do art. 165 da Constituição e dispõe a também sobre:
I. Origem dos recursos.
II. Equilíbrio entre receitas e despesa.
III. Critérios e forma de limitação de empenho.
IV. Normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos
resultados dos programas financiados com recursos dos
orçamentos.
V. Demais condições e exigências para transferências de
recursos a entidades públicas e privadas.
Verifica-se que estão corretas
A) II e IV, apenas.
B) I, II e V, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II, III, IV e V.
E) II, III, IV e V, apenas.
15. Num contexto de desestatização e tentativas de reformas
gerenciais, redefine-se o papel do Estado, qualificando-o
mais como regulador do que como indutor do processo de
desenvolvimento do país. Com relação à idéia de controle
interno, é incorreto afirmar:
A) A reforma regulatória no Brasil tem caráter muito abrangente
e permanece inacabada. Em vários setores, ainda não foi
concluída a fase de transição do modelo anterior de autoregulação
concentrada em ministérios e departamentos
governamentais para um modelo centrado em agências
independentes.
B) No Brasil não há importância de flexibilização da ação
pública, propondo um conjunto de medidas uniformizadoras
inspiradas na Nova Gestão Pública (New Public
Management), que visam dar ao administrador público mais
autonomia gerencial, numa tentativa de tornar a
administração pública mais parecida com a administração
de empresas: o chamado movimento de “agencificação”.
C) Um dos principais pontos de estrangulamento do modelo
regulatório brasileiro está relacionado com a ausência de
uma política regulatória. Esse problema pode ser visto como
conseqüência do processo de criação das agências
(caracterizado pela incoerência e falta de consenso político)
e do mimetismo das estratégias formais (ou seja, relativas
apenas à discussão da forma organizacional “agência
independente”) adotadas a nível internacional, sem que
tenha havido uma discussão sobre as premissas, a
relevância e as funções do modelo.
D) Uma das principais premissas do modelo regulatório
instituído no Brasil é a eqüidistância do órgão regulador em
relação aos pólos de interesse de regulação: o poder
concedente (governo), concessionárias e usuários de
serviços públicos.
E) A criação das agências reguladoras está estreitamente
relacionada com um duplo movimento: o processo de
enxugamento do papel do Estado na economia − ou a
reforma de desestatização − e o conjunto de instrumentos
de reforma administrativa que visavam à flexibilização da
gestão pública, ou a Nova Gestão Pública.
22. Dados os itens seguintes como princípios orçamentários,
I. UNIDADE – segundo esse princípio, o orçamento deve ser
uno, isto é, deve existir apenas um orçamento e não mais
que um para cada exercício financeiro. Visa-se com esse
princípio eliminar a existência de orçamentos paralelos.
II. ANUALIDADE – de conformidade com o princípio da
anualidade, também denominado princípio da
periodicidade, as previsões de receita e despesa devem
referir-se sempre a um período limitado de tempo. Ao
período de vigência do orçamento denomina-se exercício
financeiro.
III. UNIVERSALIDADE – por esse princípio o orçamento deve
conter todas as receitas e todas as despesas referentes
aos Poderes da União, seus fundos, órgãos da
administração direta e entidades da administração indireta.
IV. EQUILÍBRIO – veda as autorizações globais. As
despesas devem ser classificadas com um nível de
desagregação tal que facilite a análise por parte dos
agentes interessados: Poder Legislativo, tribunais de
contas etc. A discriminação da despesa na lei-de-meios
será realizada, no mínimo, por elementos (pessoal,
material, serviços, obras etc.).
V. ESPECIFICAÇÃO – pelo princípio do equilíbrio se
entende que, em cada exercício financeiro, o montante da
despesa não deve ultrapassar a receita prevista para o
período. Uma razão fundamental para defender esse
princípio é a convicção de que ele constitui o único meio
de limitar o crescimento dos gastos governamentais.
verifica-se que estão corretos
A) I e II, apenas.
B) I, II e III.
C) I, IV e V.
D) II e IV, apenas.
E) I e III, apenas.
Concurso UNEAL 2009 Prova Tipo 01 11/JAN/2009
Nível Superior – Analista – Administração 5
23. Dadas as proposições sobre improbidade administrativa,
I. A perda da função pública e a suspensão dos direitos
políticos somente se efetivam com o trânsito em julgado
da sentença condenatória.
II. Frustrar a licitude de concurso público constitui ato de
improbidade administrativa contra os princípios da
administração pública.
III. O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio
público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às
cominações desta lei até o limite de 40% do valor da
herança.
IV. Não constitui ato de improbidade administrativa que causa
lesão ao erário a percepção de vantagem econômica,
direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou
locação de bem público ou o fornecimento de serviço por
ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.
V. Constitui ato de improbidade administrativa que causa
lesão ao erário doar à pessoa física ou jurídica, bem como
ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos
ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do
patrimônio de qualquer das entidades mencionadas na
legislação lei, sem observância das formalidades legais e
regulamentares aplicáveis à espécie.
verifica-se que estão corretas
A) I e V, apenas.
B) I, II e IV.
C) II, III e IV.
D) II e IV, apenas.
E) I e III, apenas.
24. Constituem motivo para rescisão do contrato na
Administração Pública:
I. A não-liberação, por parte da Administração, de área,
local ou objeto para execução de obra, serviço ou
fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das
fontes de materiais naturais especificadas no projeto.
II. O atraso superior a 50 (cinqüenta) dias dos pagamentos
devidos pela Administração decorrentes de obras,
serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já
recebidos ou executados.
III. A ocorrência de caso fortuito ou de força maior,
regularmente comprovada, impeditiva da execução do
contrato.
IV. A paralisação da obra, serviço ou fornecimento, em razão
de justa causa e independente de comunicação à
Administração.
V. A dissolução da sociedade ou o falecimento do
contratado.
Verifica-se que estão incorretas
A) I e II, apenas.
B) II, III e IV.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV.
E) I e III, apenas.
25. Dadas as construções a seguir sobre Licitação,
I. A Licitação destina-se a garantir a observância do
princípio constitucional da isonomia e a selecionar a
proposta mais vantajosa para a Administração e será
processada e julgada em estrita conformidade com os
princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da
moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade
administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório,
do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
II. Poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou
da execução de obra ou serviço e do fornecimento de
bens a eles necessários o autor do projeto, básico ou
executivo, pessoa física ou jurídica, mas nunca como
consultor ou técnico, nas funções de fiscalização,
supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço
da Administração interessada.
III. Algumas modalidades de compra são feitas sem a
adequada caracterização de seu objeto e indicação dos
recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de
nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado
causa.
IV. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de
divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo
acesso público, a relação de todas as compras feitas pela
Administração direta ou indireta, de maneira a clarificar a
identificação do bem comprado, seu preço unitário, a
quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total
da operação, podendo ser aglutinadas por itens as
compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.
V. As licitações serão efetuadas no local onde se situar a
repartição interessada, salvo por motivo de interesse
público, devidamente justificado.
verifica-se que estão corretas
A) II, IV e V.
B) III e IV.
C) I, IV e V.
D) I, II e V.
E) II e IV, apenas.
26. O administrador público deverá zelar pelo bom
funcionamento da gestão pública. Assim, é necessário que
em sua atuação exerça condutas abaixo enunciadas:
I. Confrontar desempenhos (comparar sua atuação com a
atuação que o órgão deseja ter).
II. Avaliar resultados (verificar se seu trabalho está de
acordo com aquilo que o órgão planejou).
III. Aperfeiçoar sua atuação (melhorar a cada dia sua
atuação como servidor público).
Verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I, II e III.
Concurso UNEAL 2009 Prova Tipo 01 11/JAN/2009
Nível Superior – Analista – Administração 6
27. Em um de seus mais importantes livros, A Condição
Humana, Hanna Arendt discute a diferença entre as esferas
públicas e privadas a partir da criação da cidade-estado.
Destaca-se em seu texto que o termo público refere-se ao
fenômeno de visibilidade e transparência das ações ali
praticadas. As instituições de controle das ações praticadas
pelos órgãos públicos no Brasil têm, nos últimos anos,
aumentado os mecanismos de transparência dos atos
públicos com o intuito de
A) restringir o acesso do cidadão às informações públicas.
B) garantir, de forma absoluta, a transparência e publicidade
dos atos da Administração Pública.
C) contribuir para o efetivo controle social da gestão pública.
D) construir um Estado verdadeiramente competente.
E) evitar atos por parte dos governantes e dos administradores
públicos.
28. Dadas as proposições em relação às modalidade de Serviço
Público,
I. Serviços públicos são os que a Administração presta
diretamente à comunidade, por reconhecer sua
essencialidade e necessidade para a sobrevivência do
grupo social e do próprio Estado. Por isso mesmo, tais
serviços são considerados privativos do Poder Público, no
sentido de que somente a Administração deve prestá-los,
sem delegação a terceiros.
II. Serviços de utilidade pública são os que a Administração,
reconhecendo sua conveniência (não essencialidade,
nem necessidade) para os membros da coletividade,
presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam
prestados por terceiros (concessionários, permissionários
ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob
seu controle, mas por conta e risco dos prestadores,
mediante remuneração dos usuários
III. Serviços Gerais ou “uti universi” são aqueles que se
relacionam intimamente com as atribuições do Poder
Público (Ex.: segurança, polícia, higiene e saúde públicas
etc.) e para a execução dos quais a Administração usa da
sua supremacia sobre os administrados. Não podem ser
delegados a particulares. Tais serviços, por sua
essencialidade, geralmente são gratuitos ou de baixa
remuneração.
IV. Serviços próprios do Estado são aqueles que a
Administração presta sem ter usuários determinados, para
atender à coletividade no seu todo. Ex.: polícia,
iluminação pública, calçamento. Daí por que,
normalmente, os serviços uti universi devem ser mantidos
por imposto (tributo geral), e não por taxa ou tarifa, que é
remuneração mensurável e proporcional ao uso individual
do serviço.
V. Serviços Administrativos são os que a administração
executa para atender as suas necessidades internas.
verifica-se que estão corretas
A) I e II, apenas.
B) I, III e IV.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e V.
E) I e III, apenas
29. O novo modelo gerencial implica em gerir a administração
pública de forma semelhante ao setor privado, de forma
eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam
maximizar a riqueza do acionista, ou a satisfação do usuário
(considerando-se a realidade do serviço público). Em
relação ao novo modelo da gestão pública no Brasil, é
incorreto afirmar:
A) A preocupação primeira do modelo gerencial foi o
incremento da eficiência, tendo em vista as disfunções do
modelo burocrático. Nessa fase, o usuário do serviço
público foi visto tão somente como o financiador do sistema.
B) Uma segunda preocupação foi o incremento na busca pela
qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o
usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente
consumidor de serviços públicos. Nesse momento, há uma
alteração no foco da organização: a burocracia, que
normalmente é auto-referenciada, ou seja, voltada para si
mesma, passa a observar com maior cuidado a razão de
sua existência: a satisfação de seu consumidor.
C) Na caracterização do modelo, cidadãos possuem, além de
direitos, obrigações perante à sociedade, tais como a
fiscalização, vindo a cobrar, inclusive, que os maus gestores
sejam responsabilizados (accountability) por atos praticados
com inobservância da Legislação ou do interesse público.
D) Esse modelo é caracterizado por meio da transição
programada de um tipo de administração pública
burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria e
para o controle interno, para uma administração pública
gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do
cidadão.
E) Nesta nova perspectiva de gestão, busca-se o
fortalecimento das funções de estatização e de coordenação
do Estado, particularmente no nível federal, e a progressiva
centralização vertical, para os níveis estadual e municipal,
das funções executivas no campo da prestação de serviços
sociais e de infra-estrutura.
30. Dentre os princípios de funcionamento da administração
pública há um que vem junto com a conduta de probidade
administrativa: ele obriga os administradores públicos a
exercerem suas atividades com eficácia e, ao assim fazê-lo,
agir com honestidade. Esse princípio é o de
A) Legalidade.
B) Moralidade.
C) Impessoalidade.
D) Publicidade.
E) Eficiência.
31. Com o intuito de agilizar a atuação do serviço público,
muitas vezes é feito o deslocamento da tomada de decisão
para outros níveis da pirâmide organizacional; normalmente
níveis abaixo do que está sendo deslocado. Tal definição
refere-se ao processo de
A) fiscalização.
B) centralização
C) descentralização.
D) especialização.
E) distribuição.
Concurso UNEAL 2009 Prova Tipo 01 11/JAN/2009
Nível Superior – Analista – Administração 7
32. O patrimônio do Estado, como matéria administrável, isto é,
como objeto da gestão patrimonial desempenhada pelos
órgãos da administração, é o conjunto de bens, valores,
créditos e obrigações de conteúdo econômico e avaliável em
moeda que a Fazenda Pública possui e utiliza na consecução
de seus objetivos. Nessa direção, é incorreto afirmar:
A) As disponibilidades de caixa dos regimes de previdência
poderão ser aplicadas em títulos da dívida pública estadual
e municipal, bem como em papéis de empresas controladas
pelo respectivo ente. Elas também não poderão ser
utilizadas para a concessão de empréstimos aos segurados
e ao Poder Público, inclusive empresas controladas.
B) Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei
Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000), mais
conhecida como LRF, os entes políticos perceberam a
necessidade de se ter um maior controle sobre o patrimônio
público.
C) Para fins de esclarecimentos, a contra-substância
patrimonial da Fazenda Pública é formada pelos grupos
Passivo Financeiro e Passivo Permanente, que juntos
representam as origens de recursos (PASSIVO REAL).
D) A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº
101, de 4 de maio de 2000) estabelece que o resultado da
venda de bens móveis e imóveis e de direitos que integram
o patrimônio público não poderá mais ser aplicado em
despesas correntes, exceto se a lei autorizativa destiná-la
aos financiamentos dos regimes de previdência social, geral
e própria dos servidores.
E) Os recursos decorrentes da desincorporação de ativos por
venda, que é receita de capital, deverão ser aplicados em
despesa de capital, provocando a desincorporação de
dívidas (passivo), por meio da despesa de amortização da
dívida ou o incremento de outro ativo, com a realização de
despesas de investimento, de forma a manter preservado o
valor do patrimônio público.
33. Para garantir a observância dos princípios que regem a
administração pública (legalidade, moralidade,
impessoalidade, publicidade e eficiência), são definidos
crimes específicos para os servidores que não observam as
condutas definidas para a ocupação de seus cargos. Um
desses crimes refere-se à “retardar (demorar) ou deixar de
fazer (não realizar) indevidamente um ato funcional; ou
praticar ato contra a lei para tirar vantagem pessoal para si
ou para outra pessoa”. Esse crime é chamado de
A) prevaricação.
B) corrupção passiva.
C) peculato.
D) advocacia administrativa.
E) condescendência criminosa.
34. Além do servidor, o cidadão (não servidor público) também
pode vir a cometer crimes contra a administração pública
quando “desrespeita, humilha, desprestigia, ofende servidor
público no exercício da função”. Esse crime é chamado de
A) corrupção ativa.
B) desobediência.
C) resistência.
D) desacato.
E) usurpação da função pública.
35. Desde meados da década de 90, do século XX, a gestão
pública no Brasil vem passando por transformações
importantes, notadamente no que se refere à redefinição do
papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado
pelas três esferas de governo: União, Estados-Membros e
Municípios. Nessa perspectiva, é errado afirmar:
A) O esgotamento da capacidade de lidar com problemas
complexos e extensos levou o governo central a transferir
esses problemas para estatais, sobretudo para os últimos,
que adota o welfarismo municipal.
B) A mudança do papel repercutiu no aparelho do Estado no
âmbito federal, estadual e municipal, trazendo demandas
gerenciais mais complexas. Isso significa uma
administração mais profissionalizada, exigindo gestores com
sólida formação teórico-conceitual nas áreas sociais,
políticas, econômicas e administrativas.
C) No nível estadual, além de uma forte formação conceitual,
demanda-se um gestor que possa trabalhar a estrutura
organizacional do estado-membro e conceber formatos de
redes de cooperação intermunicipais.
D) O conceito de governança está associado à capacidade do
Estado em formular e implementar políticas públicas efetivas.
Ênfase em resultados, orientação para o cidadão e
competição administrada são princípios da reinvenção do
Estado.
E) Na administração pública gerencial a estratégia volta-se (1)
para a definição precisa dos objetivos que o administrador
público deverá atingir em sua unidade, (2) para a garantia
de autonomia do administrador na gestão dos recursos
humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à
disposição, para que possa atingir os objetivos contratados,
e (3) para o controle ou cobrança a posteriori dos
resultados.
36. A gestão de projetos tem-se constituído numa alternativa
para a condução das organizações no mundo
contemporâneo. Assinale, dentre as opções abaixo
relacionadas, a que não se refere a atributos que
diferenciam uma abordagem de projeto da abordagem de
operações.
A) É um esforço temporário e único.
B) O controle da produtividade é estabelecido em torno de
metas de produção.
C) A equipe que planeja e executa o projeto enfrenta escopos
que podem ser desconhecidos.
D) Utiliza equipe de base multidisciplinar.
E) Avaliação definida pelo alcance de um resultado único e
específico.
37. Decisões importantes tornam-se difíceis de serem tomadas
por causa do conflito que os administradores enfrentam. O
conflito existe quando os administradores precisam
considerar pressões contrárias de diferentes fontes. Podese
afirmar que o conflito na organização
A) sempre apresenta conseqüências disfuncionais.
B) desestimula o interesse e curiosidade pelo desafio da
oposição.
C) previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante de
concordância.
D) encobre os verdadeiros problemas.
E) impede mudanças nas organizações.
Concurso UNEAL 2009 Prova Tipo 01 11/JAN/2009
Nível Superior – Analista – Administração 8
38. O processo de Planejamento é válido para todo e qualquer
tipo de organização, seja ela pública, privada ou nãogovernamental
(ONG). É válido também para Governos
Municipais e Estaduais e suas Secretarias, para o Governo
Federal e seus Ministérios. Nessa perspectiva, é correto
afirmar:
A) O planejamento estratégico procura definir o comportamento
a curto prazo da organização pública em relação ao meio
ambiente.
B) Na visão globalística ou globalizada ou sistêmica, o
planejamento estratégico é formulado a partir da percepção
de que as variáveis do mundo – como um todo – não afetam
o processo de formulação na Administração Pública, ou
seja, o ambiente de negócios. Não é necessário nas
organizações públicas observar com olhar mais objetivo os
aspectos vinculados ao contexto mundial – global, uma
administração mais profissionalizada, exigindo gestores com
sólida formação teórico-conceitual nas áreas sociais,
políticas, econômicas e administrativas.
C) Por Planejamento Estratégico na Administração Pública
podemos entender o processo que consiste na análise
sistemática dos pontos fortes (competências da
organização) e fracos (incompetências, melhor dizendo,
possibilidades de melhoria da organização), e das
oportunidades e ameaças do ambiente com o intuito de
estabelecer estratégias e ações estratégicas que
possibilitam um aumento da competitividade da
organização.
D) Como a administração pública não precisa competir com
empresas no mercado, podemos entender que o processo
de Planejamento Estratégico não precisará descobrir as
fraquezas dos concorrentes e centrar forças no
aproveitamento da situação.
E) Considerando a existência dos cargos de confiança na
Administração Pública, o planejamento estratégico não tem
como objetivo ampliar o horizonte de análise dos dirigentes,
orientando-os na prospecção do ambiente em que a
organização irá operar, bem como suscita novas idéias
sobre oportunidades a serem exploradas.
39. De acordo com perspectivas mais recentes relativas à
administração pública, surgem importantes relações entre o
aparato governamental, as organizações sociais e as
empresas. Os seguintes princípios e valores são definidos
como relevantes nesse ambiente institucional:
I. Profissionalização da alta burocracia.
II. Centralização.
III. Desconcentração.
IV. Controle passo a passo das normas e procedimentos.
V. Orientação para o servidor público.
Verifica-se que estão incorretos os seguintes princípios e
valores:
A) I, II e V.
B) III, IV e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) II, III e IV.
40. Considere a seguinte definição: “Administração Pública é o
conjunto de órgãos criados pelo governo e geridos por
administradores para atender às necessidades do povo”.
Seguindo essa linha de raciocínio, é possível afirmar que
A) o serviço público é constituído por um conglomerado de
órgãos atuando em conjunto com pessoas físicas.
B) a administração pública realiza serviços visando satisfazer
às necessidades da coletividade (povo).
C) a gestão dos bens e serviços públicos deve ser feita com o
intuito de manter a sobrevivência do governo.
D) o administrador público, sempre que necessário, pode
ultrapassar os limites definidos por lei.
E) o administrador público tem como responsabilidade gerir os
interesses dos ocupantes de cargos públicos, eleitos pelo
povo.
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